Consult english version


SOFTWARE


 
Introdução Sistema de Suporte
à Decisão (SSD)
Sistema
de Informação
Sistema
de Modelação
Sistema
de Análise
Aplicação
POM-GUI

Informação detalhada sobre linhas de água

Nesta página é disponibilizada alguma informação adicional sobre as principais funcionalidades da interface, bem como alguns exemplos práticos da sua aplicação. É também referida a base tecnológica na qual a mesma se baseia.

A JANELA PRINCIPAL

Figura 1

Figura 1 - Aspecto da janela inicial da interface de consulta de informação detalhada sobre linhas de água.

1 - Identificação do trecho/linha de água representado na interface.
2 - Mini-mapa: escala apresentada.
3 - Botões para aumentar/diminuir a escala de visualização.
4 - Legenda (para mostrar/ocultar os temas, basta clicar na caixa associada).
5 - Escala (relação entre a área representada no mapa e a correspondente área na realidade).
6 - Orientação do mapa, indicando o Norte.
7 - Área principal do mapa, onde se encontram representadas a linha de água e as respectivas estruturas hidráulicas ou temas.
8 - Barras de translação laterais que permitem deslocar a área visualizada (nos 4 sentidos: cima, baixo, esquerda e direita).


A INTERFACE GRÁFICA E SUA UTILIZAÇÃO

Basicamente a utilização desta interface resume-se ao seguinte: a partir de um mapa inicial é seleccionada a linha de água que se pretende consultar e posteriormente são disponibilizadas ao cliente ferramentas de navegação e uma legenda interactiva que permite activar/desactivar os temas visualizados. Permite-se ainda consultar toda a informação alfanumérica associada a cada uma das entidades disponíveis e visualizar fotografias, sempre que estas estão disponíveis.

A área de visualização (delimitada pelas 4 barras laterais azuis) pode ser alterada através dos botões de alteração de escala de visualização e através das funções de deslocamento da imagem. Para alterar a escala de visualização, basta utilizar os 2 botões identificados na imagem anterior com o número (3). A lupa com o sinal "+" permite aproximar o mapa no seu centro (aumentar a escala de visualização), enquando a lupa com o sinal "-" permite afastar o campo de visão (diminuir a escala de visualização). Para deslocar a área visualizada, basta clicar com o rato numa das 4 barras de translação laterais da janela principal, fazendo deslocar a área visível numa dessas 4 direcções (Norte, Este, Sul e Oeste). O mapa de enquadramento (mini-mapa) também pode ser utilizado para aplicar a translação. Para tal basta clicar com o botão esquerdo do rato sobre o rectângulo azul que identifica a área visível, e sem lagar o botão do rato, arrastar o rectângulo para a área que se pretende visualizar.

Sempre que a escala de visualização for alterada e/ou for aplicada uma translação no mapa principal, o mini-mapa é actualizado para indicar ao utilizador a área visível.

Figura 2

Figura 2 - Mapa de enquadramento (mini-mapa).

As caixas de selecção da Legenda permitem mostrar/ocultar os orfotomapas que aparecem como fundo no mapa e escolher os temas a representar. Para alterar os temas visíveis no mapa: na lista de temas o utilizador deve atribuir a característica de “visível/activo” ao tema que pretende visualizar/activar. Esta acção é realizada com um simples clique do rato na caixa rectangular associada ao tema pretendido.

Figura 3

Figura 3 - Lista de temas e respectiva simbologia utilizada na legenda.

A maioria dos objectos representados no mapa principal tem informação associada. Para aceder a essa informação basta clicar com o botão esquerdo do rato sobre o respectivo ícone que aparece ao longo da linha de água no mapa.

Figura 4

Figura 4 - Estrutura (ponte) com informação disponível para consulta.

Ao clicar num desses ícones é disponibilizada uma janela semelhante à ilustrada na imagem seguinte e onde é possível consultar diversa informação sobre a estrutura em causa. Nessa janela é possível saber por exemplo, as dimensões da estrutura, a sua localização e finalidade, bem como o grau de interferência e estado de conservação ou até mesmo consultar fotografias, caso existam registos delas.

Figura 5

Figura 5 - Consulta de informação detalhada relativa a uma estrutura (ponte).

No caso da estrutura ter fotografias associadas, estas são consultadas recorrendo aos links disponíveis no topo da janela, por baixo da identificação do código da estrutura.

Figura 6

Figura 6 - Fotografias associadas a uma determinada estrutura (neste caso, uma ponte).


TECNOLOGIA BASE

Esta interface Web tem como base tecnológica, um Servidor Web (por exemplo, Apache), um Servidor de Base de Dados (por exemplo, MySQL), a linguagem de programação PHP e a tecnologia de representação gráfica SVG.

Apache Server MySQL PHP SVG

Do lado da "máquina cliente" são recomendados os seguintes requisitos:

- Browser Internet Explorer 6 ou superior (a compatibilidade com outros browsers não está actualmente garantida).
- Configuração do browser: plug-in Adobe SVG Viewer instalado.
- Configuração do browser: JavaScript activo.
- Configuração do browser: bloqueador de janelas pop-up desactivado.


DADOS

A funcionalidade desta interface é garantida graças à realização prévia de um trabalho de campo, tendo em vista a obtenção de informação detalhada relativa às infra-estruturas (identificadas na interface através de temas) que poderão apresentar interferências com o escoamento fluvial. Uma vez recolhida a informação, esta é tratada e armazenada em Base de Dados, ficando assim disponível para consulta através desta interface Web. A navegação sobre a rede hidrográfica pode ser orientada por linhas de água e a alteração, adição ou eliminação de informação deverá ser realizada com ferramentas adequadas de gestão de bases de dados.


ILUSTRAÇÕES

Figura 7

Figura 7 - Vista com escala de visualização aumentada e opção de visualização de ortofotomapas desligada.


Figura 8

Figura 8 - Informação detalhada sobre uma barragem.


GRUPO DE TRABALHO RESPONSÁVEL PELA IMPLEMENTAÇÃO DA INTERFACE

Prof. Doutor José Manuel Pereira Vieira

Prof. Doutor José Luís da Silva Pinho

Eng. José Araújo

Eng. Rui Pinho

Dra. Andrea Ribeiro








mapa do site | termos e condições | ficha técnica
Copyright © 2012 Laboratório de Hidroinformática da Universidade do Minho, All rights reserved