Consult english version


SOFTWARE


 
Introdução Sistema de Suporte
à Decisão (SSD)
Sistema
de Informação
Sistema
de Modelação
Sistema
de Análise
Aplicação
POM-GUI

Gestão e apresentação de dados de monitorização

Nesta página é disponibilizada alguma informação adicional sobre as principais funcionalidades da interface, bem como alguns exemplos práticos da sua aplicação. É também referida a base tecnológica na qual a mesma se baseia.

A JANELA INICIAL

Figura 1

Figura 1 - Aspecto da janela inicial que permite seleccionar a estação de monitorização no mapa.

1 - Hiperligações que permitem alternar entre a vista "Mapa" e a vista "Listagem".
2 - Listbox para seleccionar o tipo de estação de monitorização pretendido.
3 - Mapa com o sub-sistema considerado onde se encontram representadas a círculo vermelho as estações com dados para consulta.
4 - Caixa de texto informativa que vai indicando a designação da estação de monitorização sobre a qual o cursor do rato vai sendo posicionado.


A INTERFACE GRÁFICA E SUA UTILIZAÇÃO

Esta é a janela inicial da interface, que permite seleccionar a estação de monitorização pretendida através da sua localização em mapa. No mapa estão representadas as estações com dados para consulta e que pertencem ao tipo de estação de monitorização seleccionado na listbox do painel lateral esquerdo (Tipo de Estação de Monitorização).

Assim, o utilizador utiliza essa listbox para escolher o tipo de estação de monitorização e usa o mapa para seleccionar a estação pretendida, clicando com o botão esquerdo do rato sobre o respectivo círculo vermelho. Ao mover o cursor do rato sobre cada um dos círculos vermelhos representados no mapa, o utilizador é informado sobre o nome/designação da estação em causa, numa pequena caixa de texto visível no canto inferior esquerdo (Figura 1).

Em alternativa, o utilizador pode escolher a estação de monitorização pretendida através de uma lista de estações por tipo e designação. Para tal basta clicar na hiperligação "Listagem", que permite aceder à janela ilustrada na Figura 2, janela essa que é também utilizada para a consulta dos dados em gráfico.

Figura 2

Figura 2 - Aspecto da janela principal que permite consultar os dados de monitorização em gráfico e especificar os parâmetros de pesquisa.

1 - Hiperligações que permitem alternar entre a vista "Mapa" e a vista "Listagem".
2 - Listbox para seleccionar o tipo de estação de monitorização pretendido.
3 - Listbox para seleccionar a estação de monitorização pretendida, através do seu nome/designação.
4 - Listbox para seleccionar o parâmetro a visualizar no gráfico.
5 - Listbox para seleccionar o intervalo de valores a representar no gráfico.
6 - Representação dos dados em gráfico, de acordo com os parâmetros indicados nas opções de pesquisa.
7 - Botão que permite aceder aos dados de monitorização sobre a forma de tabela.
8 - Botão que permite aceder a um resumo estatístico da série de dados seleccionada.
9 - Botão que permite aceder a um pequeno relatório sobre a série de dados seleccionada.


Na secção esquerda da janela o utilizador pode escolher o tipo de estação de monitorização pretendida e mediante essa escolha, o utilizador tem em "Localização/designação da Estação" uma listagem de todas as estações desse tipo. Após seleccionar o tipo e nome da estação pretendida, o utilizador deve escolher ainda o parâmetro a consultar. Uma vez que algumas séries de dados são extensas e pode haver interesse em consultar apenas parte dos dados registados, como por exemplo, os últimos 100 registos, existe uma última listbox que permite filtrar os dados a mostrar no gráfico, em termos de intervalo de valores a representar.

No topo da secção esquerda da janela existem 3 botões que permitem consultar os dados registados sob a forma de tabela, resumo estatístico e relatório, respectivamente. Assim, o primeiro botão disponibiliza uma nova janela onde são listados todos os registos da série de dados seleccionada, com possibilidade de impressão ou exportação dos mesmos para o Microsoft Excel (Figura 3).

Figura 3

Figura 3 - Consulta dos dados de monitorização em tabela.


Por sua vez, o segundo botão permite aceder uma janela com um pequeno resumo estatístico da série de dados seleccionada (Figura 4).

Figura 4

Figura 4 - Consulta de estatística resumida sobre a série de dados.


Por último, e como já referido, o terceiro botão permite gerar automaticamente um pequeno relatório com informação sobre os dados representados. Este relatório pode-se considerar uma compilação de toda a informação que é disponibilizada na interface, contendo não só dados sobre a estação, mas também a série de dados em gráfico e em tabela (Figura 5).

Figura 5

Figura 5 - Conteúdo parcial do relatório gerado automaticamente pela aplicação de consulta de dados de monitorização.


TECNOLOGIA BASE

Esta interface Web tem como base tecnológica, um Servidor Web (por exemplo, Apache), um Servidor de Base de Dados (por exemplo, MySQL), a linguagem de programação PHP, tecnologia de representação gráfica SVG e o pacote gráfico AnyChart.

Apache Server MySQL PHP SVG AnyChart

Do lado da "máquina cliente" são recomendados os seguintes requisitos:

- Browser Internet Explorer 6 ou superior (a compatibilidade com outros browsers não está actualmente garantida).
- Configuração do browser: plug-in Adobe SVG Viewer instalado.
- Configuração do browser: JavaScript activo.
- Configuração do browser: bloqueador de janelas pop-up desactivado.


DADOS

Esta interface tem por base informação previamente recolhida, tratada e armazenada em Base de Dados. A alteração, adição ou eliminação de informação deverá ser realizada com ferramentas adequadas de gestão de bases de dados.


GRUPO DE TRABALHO RESPONSÁVEL PELA IMPLEMENTAÇÃO DA INTERFACE

Prof. Doutor José Manuel Pereira Vieira

Prof. Doutor José Luís da Silva Pinho

Eng. José Araújo

Eng. Rui Pinho

Dra. Andrea Ribeiro








mapa do site | termos e condições | ficha técnica
Copyright © 2012 Laboratório de Hidroinformática da Universidade do Minho, All rights reserved